Nesta sexta-feira, 9 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Patos do Piauí realizou um importante encontro formativo voltado para todos os professores da rede municipal de ensino, com foco na inclusão escolar.
O evento aconteceu no pátio da Escola Vereador Pedro Crisanto e teve como tema central “Inclusão que transforma: um novo olhar para o ambiente escolar”.
A formação teve como objetivo refletir sobre práticas pedagógicas mais inclusivas e fortalecer o compromisso dos educadores com uma educação pública de qualidade, acessível e acolhedora. Durante a programação, os participantes vivenciaram momentos de reflexão, dinâmicas de socialização, atividades de integração e rodas de diálogo sobre o cotidiano escolar.
A condução dos trabalhos ficou a cargo da equipe multiprofissional da Secretaria de Educação, composta pela assistente social Andreza, pela psicopedagoga Suelma e pelo psicólogo Geásio.
As profissionais Andreza e Suelma abordaram aspectos importantes da legislação voltada à inclusão no ambiente escolar, além de orientações sobre as principais características do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já o psicólogo Geásio conduziu uma roda de conversa sobre o Protocolo de Conduta e o Plano Educacional Individualizado (PEI), destacando sua importância para o planejamento pedagógico de alunos com necessidades específicas.
A secretária municipal de Educação, Sueli Carvalho, destacou a relevância da ação diante dos desafios enfrentados pela rede municipal em 2025, especialmente com a implementação da educação em tempo integral e o aumento do número de alunos com TEA.
“Estamos promovendo este evento sobre inclusão com os profissionais da equipe multiprofissional, que chegaram num momento muito oportuno para auxiliar a Secretaria. Este ano de 2025 tem sido um dos mais desafiadores, pois estamos atuando 100% na modalidade integral, o que impactou diretamente as salas de aula. Diante da quantidade de alunos com espectro autista, sentimos a necessidade de planejar esse encontro para que os professores possam alinhar suas práticas com as famílias, com os alunos, buscando estratégias para facilitar o seu dia a dia em sala e garantir um atendimento mais humanizado e eficaz.”
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação mais sensível, inclusiva e que valoriza o papel do professor como agente de transformação social.