SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Patos do Piauí: Prefeito Joaquim Neto concede aumento do piso salarial nacional para os professores

Educação - 01 de Abril de 2022 - 14:51:05

Joaquim Neto acompanhou pessoalmente a votação que aprovou o projeto

...

O prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto (PSD) concedeu o reajuste de 33,24% aos professores de acordo com o Piso Nacional do Magistério.

Para regulamentar a implantação do piso salarial nacional para os professores da rede municipal de ensino, o Executivo Municipal enviou para Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 002/222 que foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária deste sábado (26.mar).

O gestor acompanhou pessoalmente na Casa Legislativa a discussão e a aprovação do projeto.

Após a aprovação o prefeito Joaquim Neto usou a tribuna da Casa por meia hora, numa conversa franca com os vereadores e a população, onde explicou sobre o projeto aprovado.

“Tivemos uma demora, essa demora  foi para analisar. Coloquei nas mãos dos melhores técnicos do Estado do Piauí da Educação,  especialistas, contadores, auditores e chegamos a conclusão,  quando olhávamos a planilha com os valores para implantar o piso inicial, e só víamos redução de direitos tirados da nossa classe. Os nobres vereadores são sabedores, principalmente quem foi vereador na época, que aqui, não tinha piso. O piso só foi implantado a partir de 2008, com reajuste de 8% e vimos que tiraram direitos da nossa graduação.

Os recursos de Patos do FUNDEB são comprometidos. Digo a vocês que se não fosse aquele projeto do Mais Educação do ano passado que cria a jornada ampliada, nós não tinhamos conseguido. Acredito, não sou contra, sou professor, eu queria que os professores do Brasil, principalmente na cidade pequena, 0.6, no caso de Patos,  que os professores recebessem R$ 10 mil, porque o professor é que dá a cara a tapa, é o para-choque de todas as profissões. Gostaria  de valorizar o professor mais ainda, mas quando olho para as receitas do município e as previsões em relação ao FUNDEB, temos que ter cautela.

Acredito que o presidente da República mudou os planos de repente. Pois sempre o reajuste do piso dos professores era baseado na inflação e dessa vez não foi.

E tem mais, quando aumenta a folha dá um impacto lá no INSS. Não sei se os senhores sabem, cada servidor público, a prefeitura tem que pagar 22%. Eu acho que o vereador hélio aber disso, trabalhou nisso. Quer seja comissionado, que seja concursado, o que seja contratado, o que deixa a carga tributária muito alta. Nós pagamos agora, só de professores R$ 100 mil só com o INSS para garantir a aposentadoria deles.

Preocupado com toda essa questão que envolvia o rejuste do piso salarial dos professores, eu procurei por recomendação da APPM o Dr. Hans e  ele me disse: ‘prefeito a  medida que eu te aconselho a tomar, você não vai não vai ter a coragem. Porque eu não aconselho tomar medidas pensando no prefeito e nem nos professores, e sim dentro da realidade dos recursos do município’, foi quando ele me pediu uma série de documentos e ficou 15 dias analisando. Quando voltei ele me disse que tinha duas soluções: tirar um turno de cada professor e a segunda é mudar todo o plano de carreira e implantar um piso de três mil e oitocentos e dá uma gratificação por tempo de serviço’ e perguntou se eu tinha coragem? Eu disse que não. Não vou deixar professor passar necessidade, tirar um turno, diminuir a renda, jamais faria isso na minha vida pública”, relatou Joaquim Neto.

MATÉRIA DO PORTAL SAIBA MAIS 

ASCOM/Patos do Piauí - PI