Prefeitura de Patos do Piauí promove palestra e orienta sobre a violência contra a mulher

O evento faz parte das atividades em alusão ao Agosto Lilás

Data de Publicação: 26/08/2022

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu ações alusivas ao Agosto Lilás, com atividades que visam sensibilizar a sociedade pelo fim da violência contra mulheres e levar orientações e informações em torno da Lei Maria da Penha.

Com o tema “Patos Lilás, não é sobre a cor, é sobre respeito”, a campanha foi realizada com o objetivo de concientizar sobre a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como a Lei Maria da Penha e suas formas de denúncias.

Nesta sexta-feira, 26 de agosto, uma palestra realizada do auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, marcou a campanha no município. Autoridades municipais e várias mulheres, público-alvo da campanha, estiveram presentes.

O evento foi conduzido pela assistente social, Beatriz Silva, que na cerimônia de abertura do evento, abordou sobre a temática, promovendo uma reflexão a cerca da necessidade de combater a violência contra mulher.

O prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto, disse que trabalhar a campanha, orientando e informando sobre a violência doméstica, é uma ferramenta importante de combate. “Existem vários tipos de violência contra a mulher e todas elas devem ser combatidas. A mulher deve ser valorizada, tratada com respeito e carinho e não ser agredida. Em caso de violência, existem leis que dão proteção para elas, por isso, divulgar os direitos das mulheres e os canais de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher são extremamente relevantes em ações como essa”, disse.

A palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público da Comarca de Itainópolis, Dr. Sebastião Jackson, que também atua na Comarca de Jaicós. Ele abordou sobre a “Violência doméstica, prevenir, identificar e combater”.

“A violência doméstica envolve tanto o feninicídio, quanto outras formas de agressão contra a mulher. São vários os tipos de violência, que estão previstas na Lei Maria da Penha, por isso nosso objetivo é informar para que as mulheres possam saber se elas realmente estão sendo vítimas de algum tipo de violência doméstica e sendo constado, que elas saibam como agir, quais órgãos procurar”, explicou.

Ele ainda enfatizou sobre os canais de denúncias. “São muitos os órgãos de denúncia e proteção a mulher como o CRAS, a promotoria de justiça, o disque 180, além do polícia civil, ministério publico, polícia militar, entre outros”, informou.

A secretária de Assistência Social, Franciana Santana, disse que a campanha busca sensibilizar a sociedade e criar mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Ela ainda agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e enfatizou que a Secretaria de Assistência Social está de portas abertas para atender quem dela precisar.

Após a palestra, foi aberta um espaço para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos a cerca do assunto abordado. Várias mulheres se manifestaram, dentre estas, a técnica de enfermagem Irene Amorim, que deu seu testemunho sobre a violência psicológica que sofreu de ex-marido, mas que se libertou, quando encorajou outras mulheres, que denunciem caso passem por algum tipo de violência doméstica.

Também estiveram presentes no evento, a primeira-dama, Auzenir Costa, os vereadores Wilson, Sarrika, Cornélio e Tonhão, além do secretariado municipal, da articuladoras da campanha no município, as assistentes sociais Beatriz Silva e Elane Carvalho e a psicóloga Giovanna Cronemberger e toda a equipe da Secretaria de Assistência Social.