PATOS | Palestra sobre a água culmina ações do Programa Brasil na Escola no povoado Cajueiro

O Programa Brasil na Escola foi desenvolvido com êxito em parceria com a Secretaria de Educação

Data de Publicação: 08/12/2022

A Secretaria Municipal de Educação de Patos do Piauí, realizou nesta quinta-feira, 08 de dezembro, uma palestra para os estudantes do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Cícero José da Costa, situada no povoado Cajueiro.

A palestra é parte das ações do Programa Brasil na Escola (PBE), desenvolvidas na unidade de ensino. O programa realizou durante todo ano diversas atividades, voltadas para a valorização de boas práticas e a inovação.

O programa tem como objetivos o aprimoramento das competências e habilidades de gestão escolar a partir do uso de informações educacionais e evidências científicas e o aperfeiçoamento da organização pedagógica e escolar, de modo a implementar projetos e rotinas que permitam a melhoria das aprendizagens e diminuição da reprovação.

A palestra aconteceu na Escola Estadual Martinho Vieira e foi ministrada pela professora Edna Edilene, que abordou o tema ‘A relação entre os cuidados com a água e o estímulo à qualidade de vida’.

A palestrante, de forma dinâmica, explanou sobre a água e sua importância, fazendo referência a barragem Poço do Marruá, um dos maiores reservatórios de água do estado, situado no munícipio, bem como o sobre o consumo, preservação desse líquido precioso, as vantagens da água para a saúde, pequenas atitudes que podem preservar a água no ambiente, destacando que a água é extremamente importante para a manutenção da vida no planeta.

Antes da palestra, aconteceu uma apresentação da música ‘planeta água’, protagonizada por alunas da Escola Municipal Vereador Pedro Crisanto, situada na sede do munícipio.

A secretária de Educação de Patos do Piauí, Sueli Carvalho, destacou a importância do tema para conscientizar sobre o uso consciente da água. “O intuito é ampliar a consciência dos alunos sobre as questões relativas à água no meio ambiente, assumindo de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação”, disse.

A secretária explicou, que a palestra culmina as ações do Programa Brasil na Escola. Segundo ela, durante todo o ano de 2022, foram trabalhadas ações do programa na escola José Cicero, como cursos profissionalizantes, dentre estes designer de sobrancelha, cabelereiro, maquiagem, entre outros. Além de palestras e aulas de reforço para os alunos que não se sobressaíram bem no período pandêmico.