Patos do Piauí recebe Projeto de Pesquisa da Universidade Federal do Piauí para monitoramento dos apiários do município

O projeto vem sendo desenvolvido com o apoio do Secretaria Municipal de Agricultura

Data de Publicação: 04/01/2022

No estado do Piauí, a apicultura tem criado oportunidades de trabalho e renda para famílias de pequenos e médios produtores, especialmente na região semiárida. No entanto, a ocorrência de doenças nas colônias pode contribuir para o enfraquecimento, o abandono e as perdas de produtividade dos apiários da região e assim, a realização de um monitoramento da sanidade nos apiários da região torna-se importante e recomendada.

Por esse motivo, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), aprovou um projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), para o monitoramento da ocorrência de Varroatose em colmeias da região semiárida do Estado. A professora Doutora Juliana Bendini está à frente do projeto que conta com a participação dos bolsistas de Iniciação Científica, Janiel Juaci e Mayara Vieira. “A Varroatose é uma doença causada pelo ácaro Varroa destructor que ao parasitar as abelhas deixando-as debilitadas. Com isso, a doença pode se tornar um problema, especialmente durante o período seco”, explica a professora.

A pesquisa vem sendo realizada em apiários de Patos do Piauí e de Vera Mendes. A Coordenadora do Projeto, a professora Juliana, comenta que em Patos, a Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Aline de Sousa Pereira, com o apoio da Secretaria de Municipal de Agricultura, tem contribuído com a realização do estudo que tem como objetivo avaliar o nível de infestação do ácaro ao longo do ano.

Os resultados preliminares revelam que os apiários de Patos do Piauí apresentam o ácaro, com níveis de infestação que variaram entre 0 e 11,8%. O estudante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e bolsista do projeto, Janiel Juaci, é natural de Patos do Piauí e explica que esses níveis não são alarmantes, porém é necessário que sejam monitorados para que possamos entender a dinâmica de infestação do ácaro nos diferentes períodos do ano. “A ocorrência de patologias nas colônias pode contribuir para o enfraquecimento, abandono e perdas de produtividade dos apiários”, revela Janiel.

O projeto segue em andamento até agosto de 2022. Ao término do projeto, a Secretaria de Agricultura promoverá uma palestra para que os pesquisadores possam repassar aos produtores os resultados finais da pesquisa. Na ocasião, serão distribuídas cartilhas sobre a Varroatose, com orientações sobre como identificar o ácaro nos apiários.