Notícias

Mutirão de Saúde oferta consultas e exames gratuitos e atende mais de 300 pessoas em Patos do Piauí

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o SENAR-PI

Data de Publicação: 21/08/2022

A Prefeitura de Patos do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Senar/PI – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou neste sábado, 20 de agosto, um Mutirão de Saúde com a oferta de diversos atendimentos gratuitos.

A iniciativa é realizada por meio do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural do Senar\PI, que visa levar atendimento médico e informação para produtores rurais.

O Mutirão aconteceu na quadra poliesportiva onde uma grande estrutura foi montada para realizar os atendimentos, com consultórios médicos e uma unidade móvel de saúde da clínica Biocentro, para a realização dos exames.

A ação atendeu gratuitamente mais de 300 pessoas do município com consultas em urologia, ginecologia e ortopedia, além de exames de ultrassonografia e todos os tipos de Raio X.

Na solenidade de abertura, o prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto, disse que o Mutirão da Saúde é uma grande ação preventiva com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população.

“É um dia de felicidade para todos nós por estarmos realizando através do Senar, com o apoio do deputado Júlio César, essa ação preventiva de grande importância. Desde março que estamos reivindicando esses atendimentos com prioridade para o homem do campo, mas que também inclui a zona urbana. Temos aqui atendimentos gratuitos em várias especialidades, algo inédito que nunca aconteceu em Patos, resultado do trabalho e esforço da nossa gestão, visando melhorar a saúde e qualidade de vida do nosso povo. Então só agradecer a todos os envolvidos pelo empenho na realização desse evento, em especial os funcionários da Secretaria de Saúde pelo apoio”, enfatizou.

 

A primeira-dama e secretária de Saúde, Auzenir Costa, destacou a importância da ação. “Esse é um dia muito feliz, onde estamos promovendo o maior evento da saúde no município de Patos do Piauí até hoje. Nossa demanda é muito alta e ações como essa aceleram a fila de espera. É um momento que vale a pena participar, pois nosso foco é na qualidade da assistência os usuários da saúde”. Então quero agradecer a parceria com o Senar\PI, parabenizar o prefeito Joaquim Neto pelo cuidado e zelo com a saúde do povo de Patos e aos profissionais que fazem a nossa Secretaria de Saúde, nosso muito obrigado a todos”, disse.

O superintendente do Senar\PI, Diego da Paz Carvalho, disse que a ação é fruto da reivindicação do prefeito Joaquim Neto, junto a deputado Júlio Cesar, que esteve presidente do Senar. “Esse é um dia voltada para a saúde do homem e da mulher, com atendimentos de médicos especialistas para atender a comunidade de Patos. Isso para acontecer precisou de muito empenho do prefeito e sua equipe e ficamos muito satisfeitos em estarmos no município ajudando a gestão no atendimento à população”, explicou.

O Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural do Senar\PI, foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa, foi realizado o exame preventivo para as mulheres voltado para a prevenção ao câncer do Colo do Útero. E para os homens aconteceu a coleta de sangue para o exame de PSA, que é usado para rastreamento do câncer de próstata.

A segunda etapa é o Mutirão de Saúde, sendo disponilizados consultas com os especialistas, onde os pacientes mostraram o resultado dos exames feitos anteriormente, além de serem disponilizados outros atendimentos e exames.

Justino Veríssimo Veloso, de 70 anos, da localidade Tapera, fez o exame de próstata pela primeira vez. Segundo ele, aprovou a iniciativa. “Quando o agente de saúde chegou lá em casa falando, eu disse que vinha, a gente ser atendido aqui no município e de graça era uma oportunidade que não podia perder. Quero gradecer a gestão, não tem nem o que dizer, o que a gente precisa não falta”, disse.

A senhora Filomena Thomas de Sousa Lopes, de 63 anos, da localidade Morro da Onça, fez um Raio X e a consulta com o ortopedista. “Uma ação muito boa, eu gostei. Já estava precisando desse exame e teria que ir para Picos fazer, mas que bom, que conseguir fazer aqui e fui bem atendida”, falou.



PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.285/0001-08

  • Rua Joaquim Vicente de Santana, S/N - Bairro: Centro - CEP: 64.580-000 - PATOS DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89)3459-1121
  • E-mail: prefeito@patosdopiaui.pi.gov.br