Jovens do Semiárido Piauiense participam de Curso de Apicultura ofertado pelo Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense (GEASPI/UFPI)

O curso está sendo realizado no município de Patos do Piauí com o apoio da Secretaria de Agricultura

Data de Publicação: 16/03/2022

Com o objetivo de incentivar e formar jovens para a prática da apicultura, a Profa. Juliana do Nascimento Bendini, coordenadora do Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense (GEASPI) da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, está realizando o Curso de Apicultura para jovens do Semiárido Piauiense.

A ação de extensão também é vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo no Semiárido (NUPECS) do qual a docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC/CSHNB) é membro.

A professora destaca que a educação do campo precisa ser emancipatória. “Sabemos que a apicultura é uma atividade importante para a geração de renda no nosso semiárido, então ela contribui muito nesse processo”, explica a docente.

O curso está cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PREXC e tem como público-alvo jovens do município de Patos do Piauí, filhos e filhas de apicultores com idades que variam de 14 a 24 anos. Acadêmicos da LEDOC e da Biologia também estão participando da ação.

Com certificado de 50 horas, a capacitação é realizada durante quatro finais de semana. O curso é em parceria com a consultora do SEBRAE/Picos, Catiana Melquíades, que tem realizado duas oficinas dentro do Evento, uma relacionada à confecção de caixas iscas e outra à troca de cera.

O estudante Luiz Octávio Carvalho tem 14 anos e participa da formação. Para Luiz, o Curso tem possibilitado que ele se aproxime do trabalho de sua mãe, apicultora no município. “Estou gostando do curso porque acabei conhecendo mais sobre o nosso semiárido e sobre nossas amadas e importantes abelhas. Gostei muito das nossas professoras, principalmente da professora Juliana que nos passa não só conhecimento, mas demonstra o seu amor pelas abelhas. Tenho o interesse de quando terminar, me especializar mais ainda na área para poder ajudar minha mãe, porque eu acabei amando as abelhas e futuramente quero trabalhar com elas”.

A professora Juliana Bendini afirma que é importante destacar o papel do Secretário de Agricultura do município, Hélio Araújo, e da técnica do SENAR/PI, Aline Sousa, que fizeram toda a mobilização, organização, providenciando os espaços para as aulas teóricas e práticas junto ao apicultor Eriques Constâncio da Costa Silva, que gentilmente tem disponibilizado seu apiário para as práticas.

Para o Secretário de Agricultura de Patos do Piauí, Hélio Araújo, “o curso de apicultura para os jovens do nosso município vem trazendo informações contextualizadas sobre essa atividade que é propulsora do desenvolvimento sustentável, bem como conceitos imprescindíveis na formação de cidadãos respeitosos com o Bioma Caatinga, sem abdicar da qualidade de vida no meio rural”.

Por UFPI / Ascom