SAÚDE: Patos do Piauí é destaque estadual nos indicadores do Programa Previne Brasil

Data de Publicação: 03/10/2023

Instituído pelo Ministério da Saúde, o Programa Previne Brasil avalia desde 2020 os municípios em relação a alguns indicadores de saúde. De acordo com a última publicação do programa, Patos do Piauí aparece em posição de destaque entre os municípios piauienses, na 22ª posição. O Previne Brasil, executado no âmbito federal, avalia, a cada quatro meses, o desempenho da saúde nas cidades, é uma iniciativa que busca estruturar um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde. Para chegar ao resultado, foram avaliados 7 indicadores: imunização, assistência ao pré-natal preconizado pelo menos 6 meses durante o período de gestação; realização de exames para sífilis e HIV na gestação, atendimento odontológico realizado na atenção primária à saúde das gestantes; assistência aos diabéticos e a garantia da solicitação e resultado do exame hemoglobina glicada, e mulheres com coleta de citopatológico na atenção primária à saúde. O secretária municipal de saúde, Auzeni Costa, falou da alegria ao receber a notícia, que segundo ele é fruto de um trabalho realizado em equipe e com foco total em levar saúde pública de qualidade para a população. “O nosso município segue avançando nas políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e nós estamos muito felizes por essa colocação alcançada, por toda essa equipe que compõe a saúde de Patos. Esse resultado é soma dos esforços de toda a equipe, e isso com certeza reflete no atendimento com a população”, e acrescentou “quero parabenizar a todos os envolvidos na Atenção Primária que estão se doando para levar saúde pública de qualidade para nossa população”, destacou a secretária.