Educação de Patos do Piauí resgata cultura nordestina com ‘Arraiá das Escolas’

Data de Publicação: 06/07/2023

Foi realizado na noite desta quarta-feira, 05 de junho, o Arraiá das Escolas de Patos do Piauí, um evento que representa a união das escolas do município em um momento de integração social e representação cultural. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio das escolas públicas de Patos, o evento reuniu, além de toda a comunidade escolar, um grande número de pessoas, dentre famílias e autoridades que prestigiaram o arraiá. Estiveram presentes, a primeira-dama e secretária de saúde Auzeni Costa, os vereadores Wilson, Marlon, Tonhão, Taninha, Cornélio e Sarrika, além dos demais secretários municipais, dentre outros. O evento aconteceu no centro da cidade, em frente ao mercado público, espaço que ganhou cores e alegria, com uma ornamentação bonita e criativa. O arraiá misturou arte, cultura, dança, música e uma culinária tipicamente nordestina, permitindo o encontro da comunidade escolar em um momento de muita descontração. O arraiá contou com várias apresentações. A abertura foi feita, por ‘As Carolinas’, do funcional dance, a Escola Antônio Crisanto apresentou as coreografias ‘Fogo fogarel’, e ‘Esperando na janela’ e a quadrilha ‘Arraiá no Sertão’. Em seguida, se apresentaram a quadrilha da Escola Cícero José, o Arraiá da Comunitária, como quadrilha turno matutino ‘Nordestina’ e turno vespertino ‘Bom não, mel’, a Escola Martinho Vieira com o ‘Arraiá do Martinzão’. A Escola Estadual Reunida de Patos, trouxe o tema ‘Tributo a Luiz Gonzaga’ com a apresentação da quadrilha ‘Rei do Baião’. O ‘Arraiá Danado de Bom’ dos jovens da Igreja, encerrou as apresentações. A secretária de Educação, falou sobre a oportunidade de estar realizando o evento e resgatando a cultura nordestina, que é de extrema importância para o povo do município. " E muito importante esse resgate da cultura nordestina em nosso município. Então estou feliz pela realização dessa festa grandiosa, que além de resgatar e celebrar a cultura, promove a integração dos alunos. E, quero agradecer a colaboração de todos envolvidos, a organização da escolas, que fizeram apresentações lindas que nos encantaram pela criativa a desenvoltura”, disse. Após as apresentações, a programação seguiu com a festa animada por Denilson Fernandes.