Notícias

VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Patos do Piauí

Data de Publicação: 17/07/2024

Com o tema  “Acesso, qualidade e humanização  na atenção a saúde a partir do SUS que sonhamos”, a  Prefeitura Municipal de Patos do Piauí,  por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizaram no último sábado, 22, a VII Conferência Municipal de Saúde.

O evento aconteceu no auditório do CRAS e contou com a participação do poder público municipal e de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

A secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha,  abriu a Conferência destacando a importância do evento para o melhoramento da saúde pública. A gestora agradeceu a presença e convidou a população a dar sugestões de  melhorias para o setor. Segundo Pretinha, os usuários dos serviços são quem de fato conhece os anseios, o que precisa ser melhorado em busca de um serviço ainda mais eficiente.

O prefeito do município, Agenilson Dias, que é médico, enfatizou a importância da Conferência.  “É um evento de extrema importância, porque é a  oportunidade dos gestores, juntamente com a população, avaliar e discutir sobre a saúde, dando sugestões, para que possamos traçar metas e diretrizes para os próximos anos, visando proporcionar melhorias no atendimento à nossa população na área da saúde, desde a prevenção, que é a principal estratégia é prevenir, como também, o tratamento. Então, a participação de cada um é importante, porque vocês os usuários é quem  mais sabem as deficiências que existentes”, disse.

O prefeito afirmou que desde assumiu a gestão do município, tem buscado priorizar a saúde, e reafirmou que nessa segunda gestão não será diferente. “Avançamos muito  no primeiro mandato: tínhamos duas equipes de saúde bucal implantamos uma terceira equipe; colocamos um dentista só prótese dentária; implantamos o NASF; iremos contratar novamente mais um médico para atender aos sábados; além de muitas outras ações. Portanto, esse é o momento de cada um fazer suas reivindicações. Críticas construtivas são aceitas e bem vidas e na medida do possível são acatadas pela gestão. É assim que nós procuramos administrar desde do início, com o máximo de transparência e  de participação popular”, destacou o gestor.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, o palestrante Hamilton da Silva Lacerda apresentou um diagnóstico sobre a situação da saúde do município, quando explanou sobre mapa local, planejamento e dados em saúde,  pactuação da saúde, quantidade atendimento em 2016 e 2017, e outros.   “Esse é um momento importante, onde vamos alinhar mais propostas, buscando mais qualidade na saúde no município”, disse.

Dentre as várias dificuldades discutidas na Conferência, uma das  mais enfatizadas  pela gestão, é a  pactuação ineficiente com o município de Picos na marcação de exames.

A palestra magna foi ministrada pelo conferencista, Atila Chagas Araújo, que apresentou dados e conceitos, e explanou sobre o tema – Acesso, qualidade e humanização  na atenção a saúde a partir do SUS que sonhamos. “A proposta da  temática ela nos incita a produzir nas pessoas o sentimento, a  possibilidade de um  SUS mais igualitário dentro acesso e da humanização de forma qualitativa. Que podemos sonhar com uma saúde melhor,  que nós avançamos e vamos avançar mais,  mais que  depende de momentos como estes, de debate, discussões de propor diretrizes, para possa surgir novas  ideias e possibilidades de crescimento para consolidação do SUS”, disse.

A Conferência foi norteada por três  eixos:  1- Consolidando o município saudável; 2- Acesso, qualidade e humanização na atenção a saúde a partir do SUS que sonhamos; 30 Saúde, cidadania e participação efetiva. Os participantes, divididos em três  grupos de trabalho, debateram os eixos norteadores e elaboraram propostas para a implementação das políticas públicas de saúde. As proposições de cada grupo de trabalho foram apresentadas na plenária final e aprovadas.

O evento culminou com o almoço. Estiveram presente também, o Vice-prefeito, Saulino Reis, a Secretária de Educação, Penha Veloso, o Secretários de Administração e Finanças Iranildo Santana, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Dias,  o presidente da Câmara Adalberto Lopes, os vereadores José Hélio, Antônio Rufino, além de enfermeiros, agentes de saúde, técnicos de enfermagem usuários de saúde, entre outros.



PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DO PIAUÍ

CNPJ: 41.522.285/0001-08

  • Rua Joaquim Vicente de Santana, S/N - Bairro: Centro - CEP: 64.580-000 - PATOS DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89)3459-1121
  • E-mail: prefeito@patosdopiaui.pi.gov.br