Secretária de Saúde participa de oficina do SIOPS em Teresina

Data de Publicação: 17/06/2010

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) realizou nos dias 08 e 09, à Oficina Itinerante do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). A capacitação, tem o objetivo de orientar gestores municipais acerca do uso do SIOPS, sistema institucionalizado no âmbito do Ministério da Saúde, utilizado como instrumento de planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).

Técnicos e Secretários de saúde de todo o Estado discutem saúde pública através da Oficina do SIOPS. Dentre eles, a Secretária de Saúde de Patos Edvânia Pires, a Pretinha.

O curso é uma realização da APPM e Escola dos Municípios, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (COSEMS-PI).

O treinamento visa habilitar e atualizar profissionais de municípios sobre o preenchimento e utilização do sistema. Com a orientação de técnicas do Ministério da Saúde, gestores de municípios piauienses acessarão a página do sistema, bem como os relatórios e demonstrativos. A proposta da capacitação é promover troca de conhecimentos e abrir espaço para dúvidas e sugestões dos gestores, quanto ao preenchimento das informações no sistema.